23 de março de 2009

Rota da Lã-TRANSLANA

"No âmbito do Projecto Rota da Lã-TRANSLANA (Programa Interreg IIIA Portugal – Espanha, FEDER), para além de outras finalidades, teve-se por objectivo a criação de uma rota turística, a Rota da Lã-TRANSLANA, envolvendo a Beira Interior e a Província da Extremadura espanhola, com base no reconhecimento das vias pecuárias e da transumância e do património industrial das regiões envolvidas. Para o efeito, foi empreendido um trabalho de investigação rigoroso, com recurso aos Sistemas de Informação Geográfica e à inventariação do património, que deu lugar à publicação de uma obra, em dois volumes, a ser apresentada ao público proximamente.

Este Projecto, liderado pela Universidade da Beira Interior, através do Museu de Lanifícios, na qualidade de chefe de fila, teve, em Portugal, como parceiro o Instituto de Conservação da Natureza/Parque Natural da Serra de Estrela e como associados a Câmara Municipal da Covilhã e a Região de Turismo da Serra da Estrela e, em Espanha, o Consorcio Museo Vostell (Malpartida de Cáceres) e a Asociación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almonte-TAGUS.

Assinalando o encerramento deste projecto, em finais do corrente mês de Março, a Federación de Asociaciones Ecuestres del Tajo, que integra todas as associações equestres da Comarca Tajo-Salor-Almonte-TAGUS, decidiu proceder à inauguração itinerário transfronteiriço desta Rota, percorrendo-a integralmente a cavalo nos dias 21 e 22 do corrente. Nesse sentido, uma comitiva de cerca de 40 cavaleiros, iniciará o percurso em Malpartida de Cáceres, finalizando-o, na Covilhã, no Museu de Lanifícios da UBI, dia 22 de Março, sendo acompanhados por diversos meios de comunicação social de Espanha.

Assim, no próximo domingo, cerca das 12 horas, esta comitiva chegará à Covilhã, dirigindo-se ao Museu de Lanifícios da UBI para ali fazer a entrega simbólica de um velo de lã lavado, proveniente de Malpartida de Cáceres. Trata-se de recuperar a memória histórica do trajecto associado ao negócio de lãs realizado entre o Lavadero de Lanas desta localidade e diversas fábricas da Covilhã, de entre as quais se distingue a Real Fábrica Veiga, actualmente sede do Museu de Lanifícios da UBI, como era usual ser feito durante o séc. XIX."

Ver mais informação aqui.

Aqui vão algumas fotos da chegada da comitiva que fez a Rota da Lã:






Um grande bem-haja ao Sr. RP por nos ceder as suas fotografias.

1 comentário:

Anónimo disse...

e agora andamos imparaveis... :D...pensando bem, ha 20 anos k andamos assim...sempre em grande...

ahahah

beijarocos